quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Geração "Copia-e-Cola"

Bons tempos em que a Legião Urbana cantava sobre a "Geração Coca-Cola" de então, lá pelos idos de 1984. Se estivesse vivo, Renato Russo provavelmente estaria ainda mais estupefato com a constante e galopante mediocrização dos jovens brasileiros. Hoje em dia, poderíamos chamar os nossos jovens - e olha que estamos falando daqueles que ainda estudam - de "Geração Copia e Cola".
Explico. Atualmente, devido às inúmeras facilidades que a Internet e a informática proporcionam, nossos estudantes têm enorme facilidade de encontrar algum tema de pesquisa em um site de busca e simplesmente, sem a menor cerimônia, copiar e colar o texto, apresentando-o ao professor como sendo o resultado de sua pesquisa e do seu trabalho.
Em recente reportagem televisiva, uma esforçada e atenta professora da rede pública afirmou ter desenvolvido o hábito de realizar a contra-pesquisa em cima do trabalho apresentado pelo aluno, para certificar-se de que o mesmo não foi copiado. Segundo ela, invariavelmente os textos apresentados pelos alunos são exatamente idêntico aos materiais encontrados na Internet.
Levando em conta que o nível educacional brasileiro vem caindo há décadas, esta suposta facilidade é mais um fator contributivo para a formação de uma juventude que não sabe ler, nem escrever, e muito menos pensar.
É indispensável que, antes de terem acesso ao que há de mais avançado em termos tecnológicos (Computador, Vídeo Game, Celulares de última geração, etc.) nossas crianças e jovens adquirissem conhecimentos básicos e sólidos sobre Português, Matemática, História, entre outras disciplinas fundamentais à formação de um cidadão completo.
Só assim estariam aptos a aliar, de forma criativa e producente, a cultura e o conhecimento às facilidades tecnológicas do mundo moderno.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...