sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Message in a virtual bottle

Às vezes me perguntam para que serve um blog. Sinceramente, cada vez mais tenho dificuldades em responder a essa questão. São milhões de blogs vagando pelo cyber-espaço, e outros milhares sendo criados todos os dias. Algumas das minhas respostas recorrentes normalmente abordam a possibilidade de publicar nossos textos e ideias, ou a facilidade de armazenamento das nossas experiências de vida, entre outras tantas evasivas.
Contudo, é mesmo de se perguntar: Pra que serve um blog?
A única coisa mais palpável que me vem à mente é o fato de que daqui a cem, duzentos anos, nossos escritos poderão ser eventualmente estudados pelos arqueólogos e antropólogos do futuro. Se tem uma coisa da qual nossos descendentes não poderão reclamar será da falta de informações sobre como era absurda e cheia de inconformidades a vida humana no Planeta Terra no início do terceiro milênio.
Os blogs serão fósseis digitais ao alcance de quem tenha paciência para dissecá-los e tentar decifrá-los.
Do modo com a tecnologia evolui vertiginosamente, talvez bem antes, ainda na próxima década, os blogs já sejam tidos como dinossauros digitais.
O fato concreto é que, talvez como uma garrafa com o pedido de socorro lançada ao info-mar, a utilidade do blog esteja nas observações, críticas e discussões que fazemos hoje, sobre acontecimentos e comportamentos desta era, os quais poderão ser estudados e quiçá melhor entendidos pelos nossos irmãos do futuro. Quem sabe se, até lá, a humanidade já não terá atingido um determinado grau de consciência e esclarecimento que permita aos homens que virão se espantar com coisas e pensamentos produzidos nestes tempos.
E tomara que vivam, nesse futuro distante, de maneira muito mais civilizada, num tempo em que já tenham resolvido as questões de preconceito, miséria, fome, corrupção, diferenças sociais, diferenças étnicas, diferenças religiosas, diferenças ideológicas, entre tantos outros graves problemas enfrentados neste mundo atual.
Acho que essa talvez seja a única resposta factível para a manutenção de um blog nos dias atuais. O envio de mensagens póstumas aos nossos irmãos do futuro.
Fora isso, para pouco serve um blog pouco ou nada lido, com o acompanhamento apenas de uma meia dúzia de amigos sinceros e de todas as horas.
Para mim, blogs que, por mais que tentem, não conseguem produzir discussões, que não atingem um determinado número mínimo de leitores, que provocam pouquíssima ressonância, como é o caso deste, estão fadados a serem diários eletrônicos, passíveis de serem compilados para futuras biografias feitas pela família, no máximo.
Depois de toda essa reflexão, tenho a resposta, um blog é uma mensagem na garrafa, uma cápsula do tempo, que poderá ser descoberta e aberta daqui a séculos ou milênios.
Não deixa de ser uma ferramenta moderna, voltada para o futuro, sob certo ponto de vista.

5 comentários:

Nando disse...

Como sempre, perfeito em suas considerações, meu caro Altamir.

Concordo plenamente e partilho a mesma angústia.

Abraço.

Nando

Altavolt disse...

Grande Nando,

Bom saber que tenho companhia dessa importância em minhas angústias!

Grande abraço!

Eraldo Paulino disse...

Aaaahh

Que bom saber que existe este canto, meu caro. É ótimo ler coisas inteligentes.

Abraço!

Anônimo disse...

Grande pai! Sempre falando o que pensa sem medo do que outros pensam!!

Altavolt disse...

Sim, filha, a ideia é sempre provocar debates e discussões sobre os aspectos importantes da nossa vida em sociedade. É debatendo e encarando os problemas de frente que nós todos crescemos como cidadãos. Grande beijo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...