quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Robozinho valente irá monitorar o cocô do Rio Tietê

Foi iniciada nesta terça-feira, 01/09/09, com pompa, circunstância, transmissões e relatos ao vivo, uma jornada no mínimo insólita. A Globo está patrocinando a viagem de um flutuador, que mais parece um robozinho ou um satélite, o qual terá a ingrata missão de percorrer 500 Km do Rio Tietê, coletando informações, dados e imagens sobre a vida (?) e a quantidade de oxigênio de suas águas imundas, espessas e pardacentas.

São públicos e notórios os altíssimos níveis de poluição do Rio Tietê, pelo menos na parte que corta a grande São Paulo, causados principalmente pelos esgotos e dejetos industriais lançados sem o menor cuidado nas suas águas. Parafraseando jornadas famosas, concluímos que essa tresloucada expedição será uma autêntica viagem ao fundo da merda.

Nos primeiros dias, o robozinho irá navegar por águas mais limpas, próximas da nascente do Tietê. O bicho vai pegar na medida em que ele for se aproximando da capital. Nem sei se alguns trechos ainda são navegáveis, dada a densidade de suas águas marrons. Talvez o aparato venha a encalhar em alguns pontos das águas embosteadas do rio.

O que me espanta é o ar de desbravadores do rio que os apresentadores dos telejornais da emissora têm adotado. O entusiasmo e a alegria com que noticiam os avanços do projeto, que, ao menos em tese terá duração de um mês. Isso, se o sofisticado equipamento não vier a se desintegrar nas ácidas águas em que irá navegar.

Outro ponto em que os globais dão muita ênfase é o envio de imagens a serem coletadas durante a empreitada. Não consigo deixar de imaginar as belas imagens a serem fotografadas, e transmitidas em tempo real, no período crítico, quando o flutuador estiver navegando quilômetros e quilômetros literalmente na merda.

Quanto à vida nesse trecho do rio, só vejo a possibilidade de encontrarem uma única espécie, cuja resistência é descomunal, são os famosos peixes de origem nipônica, os toroços. Esses deverão ser muito fotografados pelo heróico robozinho.

É importante lembrar, que a engenhoca será sempre pajeada por um atleta do remo, a quem eu sinceramente desejo toda a sorte do mundo, tendo em vista os caminhos pútridos nos quais irá se aventurar.

No final das contas, ao fim da penosa viagem, teremos um amplo painel dos níveis de merda existentes no Rio Tietê. Nunca nenhuma iniciativa foi tão desbravadora e corajosa. Durante anos a fio esperamos uma medida como essa, que pudesse comprovar cientificamente aquilo que os olhos e narizes dos paulistanos já conhecem de longe.

17 comentários:

Sweet Toxicant disse...

Hahahaha!
Os seus comentários foram impagáveis, morri de rir imaginando as cenas que você descreve.

Agora a parte séria disso: Eles não têm mais o que fazer, não?? Gastando o dinheiro público nesse robozinho, para reinventar a roda? Dava pra ser mais inútil não, né? Lamentável...

Bem, agora fico no aguardo de quando eles vão começar a enviar as belas imagens que eu não quero ver, certamente! rs

Beijos!

Jadder disse...

Férias, but não me aguento sem net

Hahaha...já descobriram uma nova espécie de peixe inclusive: "Mondrongo Marrom" huahuahuahua

Abraço

Cristiany disse...

Gostei muito do que você escreveu... sensacionalísmo, a troco de mídia e "monopólio.'

Gustavo Martins disse...

Um dia eu estava em Sabino. Centro sul do Estado de São Paulo. Lá tem uma praia artificial num riozão. Eu estava de moto, meio easyrider.

Dia de semana, solzinho. Parei, tirei a roupa e entrei no rio. Água limpa, coisa e tal.

Passou um cara por ali e perguntei:
- Que rio é esse, velho?
- É o Tietê.
- Pô, que maldade. O rio começa assim no interior, limpinho, e quando chega em Sampa eles arrasam com ele...
- Mas rio nasce lá na capital.

Pensei que minha pele começaria a se deteriorar ali mesmo.

Algum tempo depois descobri que a natureza se encarrega de restaurar o rio no caminho.

Ou seja: SIM, HÁ UMA SALVAÇÃO

Gustavo Martins disse...

SIm, quando vimos a reportagem pensamos na penosidade da tarefa do novo herói paulistano: o REMADOR MASCARADO

Sweet Toxicant disse...

Gustavo, não é beeem na capital que ele nasce... é em Salesópolis, um pouco antes.. mas aí ainda com pouco volume de água ele chega aqui e já é bombardeado, e ainda pra ajudar, o rio Pinheiros deságua nele, outro podre. Pra agravar, foi feito um leito artificial...
Conforme ele vai saindo dessa região, recuperando o leito natural, passando por corredeiras e quedas, rochas de origem vulcânica etc, aumenta a oxigenação da água e vai limpando...
Salvação? Não creio que haja, pelo menos não aqui na capital. Pode estacionar, não havendo mais poluição do que já há (se for possível). O pessoal do interior apenas pode ficar tranquilo que a sujeira não chegue até eles... rs.
Mas nós vamos ter que nos conformar, porque para reverter o quadro vai ser muuuito difícil. Muito triste.

Luna Sanchez disse...

Ai, ai, ai...que coisa!

Não sabia dessa iniciativa tão importante, que fará a maior diferença na vida das pessoas.

Sem maiores comentários, moço. Rs

Beijo,

ℓυηα

Altavolt disse...

Sweet: Isso mesmo, mandou na veia, com tantas iniciativas possíveis e muito mais eficientes para o tratamento do Tietê, e vem a Globo e o Governo do Estado gastar o dinheiro público com essa patacoada marqueteira!

Jadder: Muito interessante a espécie de peixe apresentada por você. Com cereteza tem muito mondrongo no Tietê! Abraço!

Cristiany: É o típico projeto que não leva a nada de efetivo. Globo e Tietê: Tudo a ver. Beijo!

Gustavo: No interior de São Paulo ainda há muita vida no Tietê. O problema é a região metropolitana, onde as providências e a fiscalização tinham que ser urgentes! Mas não é com esse flutuador que o rio irá melhorar em alguma coisa. Disso eu tenho certeza.
Quanto ao rapaz que acompanha o flutuador, temo pela saúde do pobre!Abraço!

Sweet: Seriedade dos governantes e da sociedade na condução do processo de despoluição do Tietê. É disso que São Paulo precisa. Beijo!

Luna: É demais, esse robozinho vai mudar demais a vida de todos os paulistanos, além de trazer imagens nunca antes vistas. rsrsrs Beijo!

MissUniversoPróprio disse...

hahaha Excelente, excelente! Parece piada mesmo, né? Na falta do que fazer, o óbvio precisa ser cientificamente comprovado!
Jurava que quando você falou na possibilidade de encontrar vida, ia falar dos milhões de microorganismos que fazem diariamente a festa no Tietê! hehehe Acho difícil que ainda exista algum peixinho por lá, viu?

;)

Obrigada pela visitinha e coment no meu blog! =* Bom feriadão!

Ricardo disse...

Mais um projeto do governo que tem tudo pra dar "merda"...literalmente.

Bom feriado!

~*Rebeca*~ disse...

Adorei!

Blog do Medrano disse...

A Globo como sempre perto da bosta. Talvez isso seja uma forma clara de ela dizer a que veio.

Luna Sanchez disse...

Moço,

"Roubei" um post teu! \o/

Explico : é uma brincadeira entre blogueiros, está nesse link, ó :

http://coleccion-recuerdo.blogspot.com/2009/09/campanha-post-roubado-ii.html

Beijos, dois.

ℓυηα

Taynar disse...

E eu nunca pensei que diria isso, mas coitado do robo!

Beijos

Altavolt disse...

Miss Universo: No Tietê? Vida? Só mesmo a das espécies resistentes já catalogadas! rsrs Beijão!

Frank: esse projeto já diz a que vem logo de cara! Abraço!

Rebeca e Jota Cê: Muito bem-vindos!

Medrano: Você sabe das coisas, sabe da íntima ligação que há anos existe entre elas! Abraço!

Luna: Ser "roubado" por você é um prazer! Beijo!

Taynar: Esse robô realmente precisa ser forte, e, muito mais, o cavaleiro solitário que o está escoltando. Tenho pena dos dois. Muito bem-vinda, é uma honra recebê-la por aqui. Beijo!

Para todos, apenas uma constatação: Passados alguns dias do início da "jornada", o flutuador já ficou entalado no lixo mais de uma dezena de vezes. E nem chegou a São Paulo, mas a água já apresenta nível zero de oxigênio. Precisava tanto espalhafato para concluir isso? Dinheiro público mal empregado, e audiência global em cima de babaquice, é isso o que realmente acontece!

MissUniversoPróprio disse...

Olá! Pois é...na verdade para mim não é nada fácil deixar as coisas acontecerem sem intervir. Essa é a nova forma que estou tentando adotar, para viver melhor, com mais tranquilidade e sem tanta ansiedade. E acho que é mesmo a forma mais prática e eficiente...é como eu disse, o futuro simplesmente acontece, e não precisa, absolutamente, de nós para isso.

Obrigada pela visitinha e pelo coment, fique sempre à vontade, muito bom te ter por lá! ;)

=**

MissUniversoPróprio disse...

ps. tow te indicando pra a brincadeira do cartão vermelho, daqui a pouquinho o post vais estar disponível, dá uma passadinha lá, tá? ;) =***

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...