quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Robozinho valente volta ao inferno de Dante

Uma vez reiniciada - dois anos após a primeira incursão - a epopeia do flutuador (robozinho valente) da Globo nas imundas águas do Rio Tietê, achei interessante e oportuno republicar este post daquela época.

Todos os dias, o robozinho - guiado pelo seu quixotesco e estoico guardião, o cavaleiro navegante Dan Robson - é acompanhado pela equipe de reportagem da Globo.

Durante as transmissões, são recorrentes as esperadas e padronizadas caras e bocas de espanto dos apresentadores dos telejornais. Como se a situação horripilante do Rio Tietê pudesse ser novidade, mesmo para o mais desligado paulistano.

A única conclusão possível, diante dessa segunda e tresloucada jornada, é que a situação é igual, se não pior do que em 2009, e que nada foi efetivamente feito, por nenhuma instância, para reverter o quadro dantesco do Rio Tietê.

Foi iniciada nesta terça-feira, 01/09/09, com pompa, circunstância, transmissões e relatos ao vivo, uma jornada no mínimo insólita. A Globo está patrocinando a viagem de um flutuador, que mais parece um robozinho ou um satélite, o qual terá a ingrata missão de percorrer 500 Km do Rio Tietê, coletando informações, dados e imagens sobre a vida (?) e a quantidade de oxigênio de suas águas imundas, espessas e pardacentas.
São públicos e notórios os altíssimos níveis de poluição do Rio Tietê, pelo menos na parte que corta a grande São Paulo, causados principalmente pelos esgotos e dejetos industriais lançados sem o menor cuidado nas suas águas.

Parafraseando jornadas famosas, concluímos que essa tresloucada expedição será uma autêntica viagem ao fundo da merda.

Nos primeiros dias, o robozinho irá navegar por águas mais limpas, próximas da nascente do Tietê. O bicho vai pegar na medida em que ele for se aproximando da capital. Nem sei se alguns trechos ainda são navegáveis, dada a densidade de suas águas marrons. Talvez o aparato venha a encalhar em alguns pontos das águas embosteadas do rio.
O que me espanta é o ar de desbravadores do rio que os apresentadores dos telejornais da emissora têm adotado. O entusiasmo e a alegria com que noticiam os avanços do projeto, que, ao menos em tese terá duração de um mês. Isso, se o sofisticado equipamento não vier a se desintegrar nas ácidas águas em que irá navegar.
Outro ponto em que os globais dão muita ênfase é o envio de imagens a serem coletadas durante a empreitada. Não consigo deixar de imaginar as belas imagens a serem fotografadas, e transmitidas em tempo real, no período crítico, quando o flutuador estiver navegando quilômetros e quilômetros literalmente na merda.
Quanto à vida nesse trecho do rio, só vejo a possibilidade de encontrarem uma única espécie, cuja resistência é descomunal, são os famosos peixes de origem nipônica, os toroços. Esses deverão ser muito fotografados pelo heroico robozinho.
É importante lembrar, que a engenhoca será sempre pajeada por um atleta do remo, a quem eu sinceramente desejo toda a sorte do mundo, tendo em vista os caminhos pútridos nos quais irá se aventurar.
No final das contas, ao fim da penosa viagem, teremos um amplo painel dos níveis de merda existentes no Rio Tietê. Nunca nenhuma iniciativa foi tão desbravadora e corajosa. Durante anos a fio esperamos uma medida como essa, que pudesse comprovar cientificamente aquilo que os olhos e narizes dos paulistanos já conhecem de longe.

5 comentários:

Lula Miranda disse...

Valeu, Altamir!
Quase 20 anos de administrações do PSDB e nada foi feito pelo rio, pela educação, pela segurança, pela...
Nada foi/é feito! Mas a população continua elegendo essa laia. Fazer o quê? Botar a boca no trombone. É o que nos cabe.
Esse robôzinho aí, cá para nós, parece mais + um "cocôzinho" boiando no Tietê. Essa matéria é só para constar, "pra inglês ver". Pois até as bactérias e coliformes que nadam solertes nesse esgoto a céu aberto,inapropriadamente chamado de "rio Tietê, sabem que a grande imprensa protege os tucanos e a administração Kassab também.
Valeu!
Prossiga com o blog

Lula Miranda

Eraldo Paulino disse...

São Paulo tem o Tietê e Belém, que teria potencial para ter rios e córregos banháveis a cada 500m em média, ve a mesma situação sendo 5 x menor que Sâo Paulo.

As autoridades não gostam do lugar onde moram, gostam do poder, dos votos...

Abraço!

Altavolt disse...

Caros Lula e Eraldo,

Pelas expressivas opiniões de ambos, este problema, entre muitíssimos outros, se deve às ingerências e falta de efetiva preocupação dos governantes e administradores com a população e com a coisa pública, missões para as quais foram realmente eleitos e indicados. Querem apenas os bônus do poder, sem nem um pouquinho dos seus muitos ônus!

Agora, me salta aos olhos também a falsa contribuição desse poderoso canal televisivo, que apenas fica chovendo no molhado, anos a fio, sem usar efetivamente o enorme poder que tem para fazer as coisas andarem.

Abraços!

Justiça e Sociedade disse...

Fala Alta!!!!!

Rollinbunnds in London em ação, bom, vendo o relato do robozinho, so mesmo algo metalico e valente para enfrentar a situação de estar na merda, literalmente falando, rs, mas a questão do Rio Tiete é a mesma que qualquer outra cidade, mas no fundo mostra como tratamos tudo, o rio, a cidade, o outro, enfim....enquanto isso, o robozinho vai valente, mostrando que a tecnologia pode ir em lugares inimaginaveis, rs
gde abraço

Altavolt disse...

Grande Marcão! Direto de Londres...
Bem colocado, não é só o rio Tietê que é tratado com descaso e de maneira omissa em São Paulo. As pessoas tb têm sido tratadas assim sob muito aspectos da vida moderna em sociedade.

Grande abraço!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...