segunda-feira, 4 de abril de 2011

(Des) Considerações sobre a atual sociedade brasileira

1) Diferentemente do Japão, aqui não temos tsunami ou terremoto, porém, estão incrustados na alma da maioria o jeitinho brasileiro e a maldita mania de sempre levar vantagem em tudo.



2) Os humanos modernos vivem tecnologicamente conectadíssimos, contudo, andam como autômatos no mundo real, ignorando quase tudo que os rodeia. Às vezes, pagam altos preços por essa negligência e por essa ausência da vida ao vivo.


3) Os artistas incensados, promovidos e veiculados à exaustão pela grande mídia, a custa de muito jabá, são cada vez mais sofríveis. Enquanto isso, artistas de verdade, independentes, de norte a sul do país, sofrem para divulgar seus trabalhos de qualidade, e raramente são reconhecidos.


4) A televisão tem, além de entreter, o dever de promover a cultura e a educação do povo brasileiro. Está na Constituição. No entanto, o que vemos cada vez mais é a sua enorme contribuição para a imbecilização de todos os telespectadores.


5) As pessoas gostam de porcarias porque vêem na TV ou vêem porcarias na TV porque gostam?


6) Os políticos são em sua grande maioria tachados de corruptos e safados. Mas quem os elege, eleição após eleição? Não somos nós mesmos? Eles não seriam o nosso espelho? Em nosso cotidiano, somos responsáveis, engajados e temos respeito para com as outras pessoas?


7) As tecnologias, redes sociais e congêneres não deveriam aproximar e fazer interagir de verdade os seres humanos, ao invés de levar a grande maioria às raias da debilidade mental?


8) Twitter, Facebook, Orkut: Essas ferramentas tem aguçado a autenticidade e a criatividade das pessoas, ou apenas tem sido usadas como caixa de ressonância de ideias alheias pela maioria? Muitos repassam cegamente adiante ideias estapafúrdias, simplesmente porque foram lançadas por pessoas famosas!


9) Por que as pessoas tem, cada vez mais, cultuado e valorizado as unanimidades eleitas e propagadas pelos interesses empresariais e midiáticos, ignorando completamente qualquer manifestação genuinamente cultural independente? Será que é por causa da sensação do inconsciente coletivo de que aquilo que não está na tela da TV não está no Mundo?


10) Os padrões de beleza, moda, atitude e saúde devem necessariamente ser os que estão sendo empurrados ao povo goela abaixo pela mídia, ou haveriam outras possibilidades de vida saudável e inteligente longe desses estereótipos massificados e que tantos danos tem causado a muitos incautos que querem a todo custo segui-los?

2 comentários:

Eraldo Paulino disse...

Ora, ora meu caro. Vida inteligente na blogsfera é tão raro. Gosto de todos os blogs que sigo, mas são poucos os que não deixo de ler por nada. Este é um dos casos.

Excelente provocação, meu caro. Com destaque especial para a questão 8, a qual vivemos a mais brutal consequencia na última tragédia no RJ.

Abraços!

Tânia Peixoto disse...

Eita, Altamir! Sempre fazendo boas provocações e mexendo na "ferida", como poucos.
As questões 7 e 8, também, me trazem algum incômodo, viu? Tenho percebido que, além de serem, em muitos casos, apenas uma "caixa de ressonância", as redes sociais "escravizam", aprisionam e fazem com que percamos o foco em relação à vida REAL.
Por outro lado, elas podem servir a bons propósitos, embora esses, em casos muito específicos, caiam no vazio...
Vale filtrar, ficar atento ao que é veiculado e compartilhado.

Abração aqui do Cariri!
Tânia Peixoto

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...