quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tv brasileira: Sessenta anos promovendo o sorvetão na testa do povo!

Neste ano de 2010, a tv brasileira está em festa. Comemora sessenta anos da sua primeira transmissão. Homenagens, eventos e rasgações de seda não faltarão nesse momento. Contudo, talvez fosse a hora de pensarmos também nos grandes estragos e desserviços que essa televisão sessentona tem prestado à nação brasileira. São anos e anos de programação discutível e apelativa, nos quais em muito poucos casos, passíveis de serem contados nos dedos das mãos, mostrou produções inteligentes e inovadoras. E tais produções, quando existem, são veiculadas em horários absurdos ou então nos canais à cabo. Para o famigerado horário nobre sobram apenas os sofríveis programas de sempre, nos mesmos formatos, que praticamente são agressões à inteligência do homem mediano. Abusam dos bíceps, bundas e peitos siliconados, como se só isso importasse para garantir a tão disputada e cobiçada audiência.
São pegadinhas e videocassetadas, ridículas e surradas, sendo repetidas há mais de vinte anos. E haja merchan de patrocinadores para tais barbaridades! As empresas deveriam se envergonhar de fomentar tais imbecilidades coletivas. Queiramos ou não, nosso povo é e sempre foi muito influenciado pelo que assiste na tv, e, infelizmente, nossas crianças e jovens (muitos hoje já são sessentões também) sempre foram bombardeados por programas sem nenhuma noção. Daí o nosso povo, que conta com ensino público lamentável, ter se tornado em sua maioria, completamente incapacitado para uma forma salutar de convívio em sociedade.
Nesse triste contexto, sempre defendi que a televisão tivesse que obrigatoriamente ter uma programação ( E uma função social) que contribuísse para a diminuição desse enorme buraco que existe na formação da maioria dos brasileiros.
A tv tem um alcance muito grande e poderia, se nossas classes política e empresarial quisessem, levar informação e conscientização ao nosso povo, que nunca foi burro, mas é tratado pela tv, entre outras instâncias, como uma manada de completos idiotas.
Imaginem, só a título de exemplo, quanta gente no Brasil foi mal influenciada, durante anos a fio, pelo alfabeto do X, que só contribuiu para fazer com que milhões de crianças desaprendessem o pouco que talvez tivessem aprendido na escola.
Vida de gado (Como já cantou Zé Ramalho em outros tempos), é essa a vida que o nosso povo leva.
Seguindo bovinamente apenas o que é ditado e pautado pelos senhores da televisão, sem jamais ter condições de pensar por si só e questionar tudo aquilo que está fora da ordem (E como tem coisa fora da ordem, como diria Caetano!). A televisão nos deixou, sim, muito burros demais (Dá-lhe Titãs!) !
Rendo aqui as minhas homenagens à essa senhora sexagenária, que tantos sorvetões tem nos ajudado a esfregar em nossas próprias testas ao longo dessas décadas!!!
E tudo isso poderia ser tão diferente. Bastaria boa vontade.

15 comentários:

Maria disse...

Olha, eu vejo tuas críticas com tantas outras... é a TV que influencia o povo ou o povo que influencia a TV? Acho que vale a reflexão.

Quando se fala de jornalismo na TV, aí tudo bem, pois está em jogo o uso da informação, há formação de opinião.

Mas de entretenimento, eu, sinceramente, questiono. Não sei de onde tiraram a idéia de que o papel da TV é educar. Não sejamos tão ingênuos. E acaba que a TV mostra, sim, o que o povo quer ver, porque o que não tem audiência, seja "bom" ou "ruim", adeus.

Beijo, apareça!

Altavolt disse...

Maria: Aí cabe a célebre questão: O povo só assiste porcaria porque não sabe escolher nada melhor ou não sabe escolher nada melhor porque só assiste porcaria?

Beijo!

Maria disse...

assiste porcaria porque gosta. e porque precisa. porque o cara trabalha o dia inteiro numa obra, chega em casa e quer ver gostosas rebolando na TV. porque a fulana passa o dia todo fazendo faxina num hospital e chega em casa e quer ver o Big Brother porque não cabe mais nenhuma informação na cabeça dela.

concordo que há espaço para programas culturais e educativos na TV. e eles existem. mas a grande população quer, na maior parte do tempo, entretenimento. quer o sonho, a curiosidade do outro, a fofoca. precisamos desse "conteúdo vazio".

família? escolas? universidades? aí sim. mas esperar que o principal papel da TV seja educar, acho bem ingênuo.

[bem, é só a minha opinião!]

Altavolt disse...

Maria, eu também só estou expressando a minha opinião e, sinceramente, não acho nada ingênuo entender que a televisão poderia sim contribuir para a melhoria dos padrões de cidadania e cultura do nosso povo. Não falo de programas pedantes e chatos. Falo de produções interessantes, que prendessem a atenção do pedreiro e da doméstica, mas que ao mesmo tempo fizessem com que eles ampliassem a sua visão de mundo. Reafirmo, o povão só curte maciçamente funk, breganejo e axé porque não lhes é dado o direito de conhecer as muitas coisas boas que a nossa música oferece, por exemplo. As pessoas da sociedade que têm gosto mais apurado só têm a sorte de terem tido contato com as coisas mais elaboradas, isso não quer dizer que sejam melhores que as pessoas simples, que nunca tiveram acesso à cultura.
Acho sim que a tv podia diminuir essa distância, em vez de ficar enfiando Xuxa goela abaixo das crianças! E é claro, A Rede Globo espontaneamente jamais iria querer conscientizar o povo brasileiro, ou ajudar a tirá-lo da ignorância. Ela sempre esteve do lado do poder, ajudando a manter a sua hegemonia, desde a ditadura.

Eraldo Paulino disse...

Salve, salve, meu caro...

A TV consolidou um poder absurdo a quem já tinha mais poder do que devia.

Pra variar, eu concordo plenamente contigo e digo mais: somente com a intervenção do estado essa realidade vai mudar, ainda que, toda vez que se discuta isso, a grande imprensa faça logo terrorismo dizendo que isso seria tolir a liberdade de imprensa.

A imprensa sempre foi livre nesse país, até mesmo durante a ditadura, salvo por algumas novelas cortadas e tals, por isso é muita hipocrisia esse povo vir falar agora, que a ditadura se foi, que ela era malvada, uma vez que a rede globo tornou-se o que é, por exemplo, justamente no período da ditadura (legal, né?)

Abs, meu caro! Vida inteligente na blogsfera é aqui!

Altavolt disse...

Eraldo: Concordo com você. Realmente, seria preciso vontade política e a intervenção do Estado para exigir que a televisão cumprisse um papel social mais relevante, e que não apenas tratasse a todos como idiotas. Grande abraço!

Déia disse...

Vou confessar : amo tv.

Não gosto das baboseiras, mas as vezes assisto. As vezes uso meu poder de modificação concretizado num controle remoto... as vezes me rendo a preguiça e vejo o que tiver! rs

Ficamos burros, passivos, mas n vivemos sem ela! né?

bj

Altavolt disse...

Déia: É isso mesmo, mas o que tentamos propor é a possibilidade dessa TV, além de entreter, também passar a agregar algum conhecimento e orientação à vida dos telespectadores mais humildes. É um veículo muito poderoso para viver só de baboseiras e alienação. Precisamos analisar que, as pessoas mais instruídas têm condições de exercer o direito de escolha, já o povão, não. Consome e se lambuza nas porcarias que lhes são apresentadas, mantendo-se cada vez mais na ignorância e na inércia. Creio que cabe a nós, pessoas com mais instrução, opinar e interceder,dentro do possível, para tentar mudar esse estado de coisas. Beijo!

Déia disse...

Alt,

Não ao militarismo, mas se vc ver o que Lula está fazendo com a imprensa e o que esta sendo feito por baixo dos panos, vem me assustando demais! Parece uma ditadura voltando! Temos q ficar atentos!
bj

Luna Sanchez disse...

Posso chamar o Renato para cantar nessa festa, também, Alta?

"Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado
De absurdos gloriosos
Tudo que é gratuito e feio
Tudo o que é normal
Vamos cantar juntos
O hino nacional
A lágrima é verdadeira
Vamos celebrar nossa saudade
Comemorar a nossa solidão..."


ℓυηα

Luna Sanchez disse...

Opa, esqueci do beijo : beijo pra ti!

;)

Altavolt disse...

Deia: Concordo totalmente quanto ao "temos que ficar atentos". Sempre! Beijão!

Luna: Sabe que o Renato Russo sofria tanto com esses absurdos, que chegou a pensar que ele não era deste mundo? Tomara que ele esteja agora num lugar muito melhor! Esse também tem muito valor. Talvez, por isso, tenha nos deixado tão cedo! Beijão!

AGENTE FOOSE disse...

Olá amigo Alta!!!

Infelizmente a mídia nos proporciona uma verdadeira ditadura,somos obrigados a assistir verdadeiros lixos que nada nos acrescenta... belo texto amigo, está linkado!

Um grande abraço...

Altavolt disse...

Foose: Valeu pela presença sempre inspiradora! Abração!

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...