quarta-feira, 1 de outubro de 2008

RSVP - A "Caras" de Sampa

Vi por estes dias, a veiculação da propaganda da revista RSVP, a qual, pelo que entendi, deverá ser um suplemento da famigerada Caras, que tratará especificamente de assuntos relacionados ao Grand Monde paulistano. Uma espécie de roteiro gastronômico, de compras e serviços, especialmente voltado aos bem-nascidos e bem-vividos da paulicéia.
Tudo bem, tal publicação terá certamente o seu seleto público e, com o tempo, talvez venha a rivalizar com a Vejinha, outro balcão de anúncios suntuosos para bolsos abastados e gostos duvidosos.
Em minha modéstia suburbana, fico a conjeturar se é desse tipo de publicação que São Paulo, a grande São Paulo - a mãe que não rejeita ninguém, mas trata muito mal a maioria de seus filhos – estaria necessitando.
É notório que São Paulo tem um lado chique e cool no último. Mas também é notório para os menos hipócritas ou alienados, que é uma cidade cujas periferias estão impregnadas pelas mazelas sociais mais desumanas e torpes que podem afligir os cidadãos.
São Paulo precisa, isso sim, de publicações honestas e diversificadas, que mostrem tudo de bom que a cidade tem (E olha que São Paulo tem muitas pessoas decentes e coisas boas e simples, que não aparecem em guias finos como esse), mas também tudo aquilo em que ela precisa melhorar.
Falta atendimento digno e humano em hospitais e postos de saúde. Faltam creches e escolas bem equipadas e professores motivados. Faltam habitações decentes e obras de urbanização das regiões pobres e favelizadas. Falta transporte público rápido e eficiente, pois a maioria das obras viárias, quando são feitas, visam apenas melhorar o tráfego dos automóveis particulares. Faltam opções de lazer, esporte e arte para as crianças e jovens. Por outro lado, sobra criminalidade, tráfico de drogas e práticas corruptas e ilícitas. Falta vergonha na cara da classe dirigente de São Paulo para, em todas as instâncias diretivas e decisórias, agir com responsabilidade e espírito público, visando realmente melhorar as precárias condições de vida da maioria dos paulistanos. Mas não se preocupe. Nada disso estará na RSVP. Lá o mundo é cor-de-rosa e perfumado. E as pessoas são bronzeadas, malhadas, saradas e botocadas. As mulheres têm os cabelos lisos e sedosos e os homens sempre usam gel.
Quanto aos leitores da RSVP, esses não precisam de nada que o Estado possa oferecer. Já têm transporte individual, terrestre e aéreo. Têm segurança particular, muito bem treinada e pronta para agir na incômoda presença de cidadãos comuns. Têm os melhores atendimentos que o dinheiro pode propiciar. Estudam nas melhores escolas, freqüentam os points chics indicados na revista. Não precisam do Estado. Vivem em redomas e condomínios fechados. Que se danem os comuns, jogados aos leões da violência urbana. Os VIP´s vivem muito bem em Sampa. Aliás, os ricos vivem muito bem em qualquer lugar do mundo, até na cadeia. Lêem Caras, Vejinha e RSVP, e ficam antenados quanto aos lugares a que podem ir, sem ter de passar o constrangimento de resvalar ou ombrear com gente de verdade. Chega às raias da indecência termos publicações voltadas apenas para o maravilhoso mundo dos grã-finos, em meio a todo o mar de injustiças e aberrações sociais que vivemos em São Paulo e no Brasil.

PS: Fiquei curioso - sem a menor necessidade, diga-se - quanto ao que pudesse significar RSVP, e descobri o seguinte:

R.S.V.P. vem do francês: "respondez s`il vous plait", que significa "responda, por favor". A pessoa que enviou o convite deseja saber se você vai aceitá-lo ou não, ou seja, ela quer saber se você vai comparecer ao evento”.
Fonte de pesquisa: http://pessoas.hsw.uol.com.br/questao450.htm

Sigla bastante comum no dia-a-dia, e de fácil compreensão para o paulistano médio. Acho que só eu não sabia!

3 comentários:

Vanessa disse...

Que nojo dessa corja toda...

Esse "povinho médio" me irrita demais, muito embora conviva com eles boa parte do dia. E pior, também faço parte dessa categoria...(vergonha calada)

Bem...Esses dias aconteceu algo engraçado aqui no meu trabalho. Uma garotinha - de 5 anos aproximadamente - folheava curiosamente uma revista Caras, quando lançou uma pergunta demais de pertinente para seu pai, que encontrava-se ao seu lado devorando uma revista Veja - com uma capa um tanto agressiva: um tal tio Sam esfregando o dedo na sua cara.

- Pai, porque essas pessoas tão assim?
O pai, um tanto quanto desorientado, respondeu:
- Assim como, filha?
-Desse jeito, pai.

Eu já havia sacado o que ela queria dizer, na verdade. Mas fiquei analisando o que o pai responderia. E veio a resposta imediata.
-Porque eles são famosos.
A menina se calou e continuou folheando a revista calmamente.

Fazer o quê, Altavolt?
Aliás, ultimamente essa é a pergunta que mais faço.

Gustavo Martins disse...

Alta:

Então. A crônica agente lê depois com calma. Mas viemos pra deixar um recado/pergunta.

Inspitados pelos nomes das pornochanchastars que ve derribou lá no MPC, um quiz: manda os nomes das chacretes de que vc se recorda (mas não vale usar o google, ok?).

Flor de Bela Alma disse...

Bacana sua visita ao meu blog, moço!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...