segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Robson Mendonça é gente que faz de verdade!

Robson Mendonça circula pelas ruas centrais
 de São Paulo com a sua inseparável Bicicloteca.


Robson seguiu em frente com a sua ideia, mesmo
 tendo de enfrentar ações do poder público
 contrárias à sua iniciativa humana e pioneira.
Na edição de ontem (27/01/13) do programa Provocações da TV Cultura, comandado há anos pelo antenado e irrequieto Antonio Abujamra, fiquei conhecendo o espetacular Robson Mendonça (link para a entrevista) e a sua sofrida e maravilhosa história de vida. Como vocês poderão perceber ao assistir a entrevista com Robson, que merece ser vista na íntegra, a vida deste provocador (segundo Abu) de fácil nunca teve nada, muito pelo contrário, ele só encontrou dificuldades e obstáculos pelo caminho. Contudo, nenhuma dessas tragédias pessoais foi capaz de abatê-lo ou torná-lo uma pessoa amarga ou rancorosa. Robson é sim muito crítico ao poder constituído, mas isso se explica facilmente pelo fato de que muito pouco recebeu de apoio do poder público, sendo que em muitos casos os agentes públicos só serviram para atrapalhá-lo em seu trabalho social com a sua inseparável Bicicloteca. Essa iniciativa inovadora, de propiciar, gratuitamente, leitura aos moradores de rua de São Paulo, idealizada por Robson após ele ter lido A Revolução dos Bichos, de George Orwell, vem fazendo sucesso em pontos centrais da cidade. Segundo Robson, após ler essa obra, na qual os bichos fazem uma revolução contra o poder opressor dos homens, ele pensou no que a leitura e o conhecimento poderiam fazer de positivo na vida das pessoas que vivem em situação de rua. Assim, começou a juntar livros e a fazê-los circular, sem a menor preocupação de que esses livros eventualmente não fossem devolvidos pelos leitores. Robson defende a ideia de que os livros devem ser lidos pelo maior número possível de pessoas, mas diz que, mesmo assim, sem fazer nenhum controle, a grande maioria dos livros emprestados volta à bicicloteca. Pelo que vi ao pesquisar no site da bicicloteca (link acima), é possível a todos nós, cidadãos comuns, ajudarmos de muitas maneiras nesse trabalho tão humano, sério e desinteressado, que é feito pelo cidadão Robson Mendonça. Podemos doar livros, podemos contar histórias junto às biciclotecas, podemos contribuir com valores, ou mesmo adquirir as camisetas que fazem alusão às ideias e princípios dessa benfazeja atividade. Por último, gostaria de ressaltar que o trabalho criado e desenvolvido pelo Sr. Robson Mendonça é realmente digno de nota e de aplauso, pois ele teria, com toda a razão, todos os motivos do mundo para não fazê-lo, mas enfrentando todos os prognósticos negativos e forças contrárias, ele o faz a cada dia com mais força e motivação. Robson Mendonça mostra a todos, principalmente aos  agentes que operam o poder constituído, o qual ele tanto teme e abomina, o quanto é fácil, barato e producente criar alternativas de lazer, cultura e inclusão para todos os cidadãos paulistanos, com ênfase para os menos favorecidos e mais esquecidos moradores da nossa cidade. É de homens simples, decentes e solidários como Robson Mendonça que realmente se faz uma nação. Parabéns! 


4 comentários:

Cristiany Lacerda disse...

Como é bom visitar o seu blog e ler um texto novo!

Ótima idéia do Sr.Robson Mendonça! Que possamos com o seu exemplo, nos espelharmos e fazermos algo de concreto em prol de outras pessoas. Não necessariamente, precisamos de dinheiro para realizarmos algum trabalho, e sim, idéia, vontade e iniciativa...

Doce, parabéns pela sensibilidade de sempre!

Beijo
Cristiany

Altavolt disse...

Sim, Cris, na verdade, na grande maioria dos casos de políticas públicas, as ideias, as iniciativas e a vontade é que fazem as coisas acontecerem. Infelizmente, não é isso o que pensa a grande maioria dos nossos políticos, que sempre alegam a necessidade de enormes verbas para realizarem trabalhos e projetos cujos resultados, quase sempre, são pífios e desconectados das reais necessidades da população, apesar dos enormes gastos públicos que geram. Político no Brasil não se considera o que realmente é, um servidor do povo, e sim um privilegiado, um enviado de Deus, que presta favores à população dependendo da sua própria boa vontade. E além disso, como no caso do Robson, os políticos e administradores públicos, além de não ajudarem, ainda fazem esforço para atrapalhar a iniciativa desse homem simples e batalhador.

Grande beijo!

Tânia Peixoto disse...

Oi, Altamir!

Não conhecia o Robson e a sua biblioteca itinerante. Que maravilha a iniciativa deste senhor! O acesso irrestrito à cultura, nas suas mais variadas expressões é um direito de TODOS! Uma atitude como a dele vai na contramão daquilo que pensam os nossos governantes e certamente INCOMODA. No entanto, informação, AINDA, não é sinônimo de conscientização, no nosso Brasil... "O POVO TEM MEMÓRIA CURTA"!

Grata por essa partilha. Pessoas como o Robson podem revolucionar o mundo e transformar as pessoas!

Grande abraço aqui do Cariri,
Tânia Peixoto

Altavolt disse...

É isso aí, cara Tânia,

O povo brasileiro realmente tem memória curta e não aprendeu a valorizar a sua história, a sua cultura e as pessoas que lutaram e deram suas vidas por um Brasil melhor.

Beijo de Sampa,

Altamir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...