quinta-feira, 29 de abril de 2010

Twittando asneiras

Hoje em dia, qualquer pessoa pode expor ao Mundo seus pensamentos e ideias em até 140 caracteres. Para o caso das pessoas que realmente tem algo a dizer, o Twitter passa a ser uma considerável ferramenta de comunicação e interação. No entanto, percebo que o quantidade de baboseiras e asneiras "publicadas" na web é uma coisa alarmante. Como tudo na vida, o Twitter também precisaria ser usado com parcimônia e bom senso. Mas, claro, bom senso não é um artigo muito abundante na praça. Aliás, anda bastante escasso nos dias que correm. Nessa toada, segue o bombardeio de frases incompreensíveis e absurdos postados a esmo! É uma verdadeira saraivada de informações inúteis, diálogos "tronchos" e repetitivos. Piores ainda são os "retweets", quando o "twitteiro" não tem sequer condições de criar suas próprias besteiras, e se vale das "ideias" alheias - muitas vezes também já estapafúrdias na origem - para poluir a rede. Atenção: Por favor, não confundam "xaropices" com bom humor! Não sou nada contra as tiradas e sacadas bem-humoradas, até porque são provas incontestes de inteligência e perspicácia dos seus autores. Mas é lamentável que um meio de comunicação tão poderoso seja utilizado com tanta intensidade apenas para a propagação de "pensamentos vazios" e "informações" que não trazem nada de útil às pessoas em geral. Deveríamos, isso sim, lutar para que o Twitter fosse usado como instrumento de troca de ideias e informações dotadas de conteúdo útil, que servissem à conscientização e organização das pessoas em torno dos muitos temas relevantes em pauta hoje em dia. Tenho certeza, e vejo muitos casos em que pessoas utilizam essa ferramenta para discutir e falar sobre temas mais sérios. Contudo, essas discussões mais profícuas ficam relegadas ao segundo plano. Infelizmente, a grande maioria vê as ferramentas de interação virtual apenas como um canal para lançar ao mundo toda e qualquer bobagem que lhe passe pela cabeça. E o pior, se a pessoa que dispara a asneira na rede tem algum respaldo popular - é "artista" ou "celebridade instantânea" - aí sim é que obtém uma enormidade de respostas e comentários. Ou seja, a asneira é elevada à enésima potência, como se fosse algo importante e digno de atenção. Outro ponto espantoso é o número de seguidores que essas ditas celebridades alcançam no Twitter. Chovem puxa-sacos aos twitteiros renomados, ainda que postem apenas boçalidades, fofocas e coisas que não interessam efetivamente a ninguém. É tão comum nos depararmos com postagens que informam o horário em que a pessoa foi dormir. Ou então, aquilo que a pessoa comeu na hora do almoço. Ou ainda que passou horas no salão de beleza! Francamente, o mundo precisa de assuntos muito mais importantes sendo discutidos na rede do que a cor da cueca de qualquer zé-mané!

17 comentários:

Luna Sanchez disse...

Alta,

Estou no Twitter há mais ou menos duas semanas. Admito que, antes, achava uma grande bobagem, mesmo sem ter parado um pouquinho e analisado com mais atenção. O tal do preconceito. =\

Hoje, acho divertido, e, sim, um excelente meio para repassar informações. Só que, muitas vezes, o que parece ser só besteira, é parte de um diálogo entre duas ou mais pessoas, que, naquele contexto, faz todo o sentido.

O dinamismo da coisa tem esse lado ruim : nem sempre a gente capta o espírito. ;)

Claro que há bobagens genuínas, mas, ainda assim, acho um bom instrumento.

Beijos, e seja bem-vindo ao passarinho azul.

ℓυηα

Ricardo disse...

O Twitter segue a tendência da internet que é uma excelente ferramenta, mas é usada em sua maioria para distribuição de baboseiras em massa... assim como nossa velha amiga TV.

Aproveito para dizer que comi bife no almoço, mas estava com muito alho.

Abraço!

lesadopelogolpe disse...

Olá, passando para divulgar meu novo projeto. www.psvsite.com/cronicas
Trata-se do #PSVsite Crônicas, um site de desafios literários.
A cada quinzena publicamos um desafio diferente. Participantes enviam seus textos. Ao final do prazo, um júri renomado (editorial - profissional - blogueiro ) elege o vencedor.

O PSV é uma rede social de desafios criativos.
www.psvsite.com
www.psvsite.com/galeria
www.psvsite.com/cronicas
www.psvsite.com/tops

Abs.

Eraldo Paulino disse...

Bom, Alta, compreendo e concordo com tudo o que você disse a respeito da qualidade do que é "tramitado" no Twitter, mas penso que o micro-blog em questão é mais um meio de comunicação, assim como a fala e a escrita.

Um punho cerrado pode dar um soco como pode guardar um anel de noivado...

...Como o teu blog, que é usado como um exemplo por mim toda vez que alguém vem dizer que só há bobagem na blogsfera.

Um grande abraço, Alta!

Altavolt disse...

Luna: Com certeza o Twitter é um ótimo meio de divulgação, só sinto que tem sido muito mal aproveitado pela maioria. Se bem usado, pode ser muito útil. Beijo!

Frank: Captou perfeitamente o espírito da crítica. O mundo agora imagina que vc deva estar com uma bela azia! Abraço!


Mauro: Muito boa a sua divulgação para os blogueiros! Abraço!

Eraldo: Concordo, e como disse acima para a Luna, depende de como a ferramenta é utilizada e com que finalidade. O problema são as pecinhas atrás do teclado, não o Twitter! Abração!

Anônimo disse...

Alta, eu fiz um twitter pra divulgar trabalho, mas percebo exatamente que diz. O que faço é parar de seguir essa tipo de personagem que descreveu. Simples assim. Tudo bem que entro no twitter uma vez por mês hoje em dia, mas isso porque realmente não o vi como um grande meio de divulgação de trabalho.
Alguns centros culturais usam pra divulgar exposições ou eventos. Pra isso achei excelente.
Da humildade do meu "achismo", penso que a gente sempre tem como se defender...
bj

Flávia Batista disse...

Oie!!

Concordo plenamente.
Assim como blog, twitter temn que ter um perfil. Nada contra quem fala de sua vida - até pq eu falo um pouco no meu - mas eu vejo o twitter mais como uma ferramenta de comunicação para falar sobre coisas interessantes - com links legais ou fazer curtas considerações - que para dizer o que comeu no almoço. Falar de si no orkut, informações irrelevantes, tem que ser com muita, mas muita moderação.

bjs

Maria disse...

Por isso mesmo que eu "surto" e ninguém me entende!

(talvez você me entenda)


beijo, alta.

M.M. disse...

Alta,
Pensei nisso, há pouco tempo. Passei a me policiar mais.
Como a Luna disse, existem coisas boas, interessantes. Mas a falta de contexto pode, sim, gerar twittadas sem sentido, para quem acompanha.
Eu, que falo demais, estou revendo, reavaliando, reaprendendo... seu post veio na hora certa!
Saudades,
Beijo

Altavolt disse...

Criola: Sim, concordo, as pessoas mais conscientes sempre têm como se defender de tudo que não é tão saudável, mas me preocupo com a maioria, que simplesmente vai na onda, sem parar para pensar no que está fazendo. Beijo!

Flávia: Exatamente, acho que vc tocou no ponto certo: É uma ferramenta para ser usada com alguma parcimônia. Além disso, é um meio que poderia ser utilizado para a troca de conteúdos e ideias interessantes,como vc sugeriu. Beijo!

Maria: A nossa luta aqui é para entender exatamente as pessoas que surtam com a mesmice. Beijo!

Menina: Acho que nunca vi vc postar algo sem sentido. Mas, infelizmente, tem muita gente que não para um segundo para pensar antes de soltar baboseiras nos blogs e microblogs. Beijão!

Gustavo Martins disse...

Muita moderação, a dose indispensável de bom-senso e MUITOS unfollows. Só assim dá pra sobreviver.

Porque besteira e chatice não aguentamos nem de mulher bonita.

Altavolt disse...

Verdade, Gustavão! Toda ferramenta deve ser bem utilizada. Abraço!

Gustavo Martins disse...

Amigo Alta:

Segue o convite para o #MCsamPa.

Vai e leva seu exemplar do livro para autografarmos!

Abraço!

PS.: sim, chame os RolinBunds para tomarmos todas

Patrícia Garbuio disse...

Já conhecia seu blog,e o reencontrei no blog de alguém.Achei bem interessante esse assunto.Tenho twitter e pouca paciência justamente pelo tamanho de asneiras que são colcadas para tod mundo ler.Por isso mesmo,só sigo pessoas com conteúdo.
Você escreve muito bem e sabe colocar suas idéias de uma forma clara.Assuntos sempre interessantes.
bjsssss

Patrícia Garbuio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Игорь disse...

Extremamente útil.

Tomei um café de coador às 15 :30 horas .

AGENTE FOOSE disse...

Olá amigo!

Belo texto... realmente não sei o que o twitter tem de tão legal, que as pessoas hoje em dia ficam horas lá olhando nada! É lamentável!

Vc está linkado amigo!!! Um grande abraço...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...