Sempre que posso, procuro contrariar aquela velha máxima de “incendiário aos 20, bombeiro aos 40”.
É claro que, com a idade, vamos ficando muito mais cautelosos, mais prudentes, mas isso não pode ser motivo para deixarmos de ter opinião diante dos assuntos e das pautas da vida cotidiana. Em muitos casos, percebo que os jovens incendiários do passado viraram cordeirinhos com a idade, embriagados, na maioria das vezes, pelas conquistas materiais e o “prestígio” adquiridos em duas décadas de vida.
Nesse período natalino, de extremo e exacerbado consumismo, no qual esquecem quase completamente do verdadeiro aniversariante – este sim, digno de todas as homenagens – para reverenciar o “bom velhinho”, lembrei-me e achei muito oportuna e atual a música dos “Garotos Podres”: “... Papai Noel, velho batuta, presenteia os ricos, cospe nos pobres...”.
Essa letra diz muito, para quem, como eu, já percebia na infância que o Papai Noel era muito mais generoso com alguns do que com outros.
E além disso, os mais velhos ainda completavam com a pérola: “Seja um bom menino, no ano que vem você será recompensado”.
Hoje em dia, as diferenças só se acentuaram. O “espírito” de Natal propalado pela mídia e pela propaganda é muito mais presente nos shoppings e magazines. As compras são incentivadas de maneira doentia. As dívidas são inevitáveis, e os mais pobres acabam tendo de pagá-las até no final do ano novo, quando conseguem.
Estamos cada vez mais distantes do verdadeiro espírito natalino, no qual o amor incondicional e imaterial ao próximo deve ser a coisa mais importante.
Precisamos de menos artigos de luxo, menos presentes, menos comilanças, e mais autenticidade, mais solidariedade, mais justiça e muito mais amor. Aí sim, estaríamos verdadeiramente comemorando o aniversário de Jesus, que como ninguém pregou toda a simplicidade e igualdade do mundo entre os homens. Imaginem se ELE iria separar as pessoas pelo tamanho daquilo que elas podem comprar.
Aproveitando a “deixa”, quero mandar boas vibrações a todo(a)s o(a)s blogueiro(a)s guerreiro(a)s com o(a)s quais tive o prazer de interagir nesses quatro últimos meses. A blogosfera é realmente um espaço de verdade e coragem, onde vocês expõem um pouco de suas almas e sentimentos. Ótimo 2009 a todo(a)s, e longa vida a todo(a)s vocês!
Em janeiro estaremos de volta, se ELE quiser!