quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A dança do João Sorrisão

Juntando a dança do patinho de B-Negão, com a televisão
de Arnaldo Antunes, saiu essa dança do João Sorrisão!

Se você anda cheio de se sentir vazio, como diria Renato Russo... Se você anda dando valor demais às coisas estúpidas e idiotas, que te enfiam goela abaixo como sendo as últimas bolachas do pacote... Talvez você já esteja prestes a sair dançando a dança do João Sorrisão.
Não há nada mais vazio, inofensivo e idiota do que o João Sorrisão. Acho que, no fundo, essa é a grande meta da toda-poderosa: Transformar os 200 milhões de brasileiros em Joões Sorrisões.
João Sorrisão toma pancada de tudo que é lado, mas está sempre com aquele sorriso imbecil estampado no rosto. A trilha sonora que, invariavelmente, seus criadores escolhem para ele vão do mais lamentável do pagode, ao pior do funk, do axé e dos breganejos. Agora está virando hit, cult, moda, o escambau! Triste o país que tem como símbolo um boneco tonto, vazio e sorridente.
E pensar que tanta coisa boa, criativa e de qualidade poderia ser veiculada no horário e no espaço televisivo inutilmente destinado a esse abobalhado boneco. É de se lamentar profundamente, que num país com o cada vez mais alto déficit educacional e cultural, perca-se tempo com a difusão de tão abestalhado personagem. Tantos artistas, escritores, atores, músicos com tanto a dizer, a mostrar e a ensinar, mas não, a mídia incensa e propala idiotices como o João Sorrisão. É um tapa na nossa cara. Joões-bobos é o que somos para os poderosos dos conglomerados midiáticos. E, sendo joões-bobos, merecemos apenas ter acesso a artistas, músicas e programas de conteúdo sofríveis, uma vez que não temos capacidade para gostar ou apreciar manifestações culturais mais autênticas, verdadeiras e profundas.
E seguimos nessa toada, paradões, vazios, mas cheio de informações fúteis e padronizadas, que nada exigem de nossos intelectos, tendo em vista o idiota riso fácil e duradouro que provocam e mantém em nossas caras.
É a dança... é a dança... é a dança do João Sorrisão! Cada povo tem os heróis que merece!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...