terça-feira, 22 de setembro de 2009

A número um do Mundo

Nos dias atuais, está ficando cada vez mais comum e recorrente o egoísmo e o individualismo exacerbado das pessoas ditas modernas. A grande maioria vive ensimesmada dentro de prisões virtuais, tendo um conceito de felicidade cada vez mais equivocado, pelo qual o importante é apenas a própria sensação de bem-estar, como se esta estivesse completamente desligada do entorno e do contexto que rodeia os pretensos felizardos.

Ou seja, todos estão se preocupando demais com os próprios umbigos - o que não deixa de ser legítimo, claro -, mas sem qualquer preocupação com as necessidades coletivas e da sociedade em geral.
É por isso que abro espaço aqui para falar de Marta. A melhor jogadora do mundo está de volta ao Brasil, onde, até o final do ano, vai defender a equipe do Santos.

Há alguns dias, houve uma partida amistosa para a apresentação do novo time feminino do Santos. Claro que a estrela era Marta. Milhares de pessoas foram até o local para prestigiá-la, bem como para assistir suas jogadas e lances geniais.

O placar já sinaliza como deve ter sido aquele jogo. Dez a zero para o time de Marta. Até aí, nenhuma surpresa.

O que achei destoante em relação ao atual estágio do comportamento humano em geral, principalmente quando há a mídia envolvida, foram as declarações das adversárias de Marta, e ao final, da própria jogadora.

Todas as meninas que enfrentaram a estrela foram unânimes em falar da humildade dela, bem como do apoio que deu a todas as jogadoras durante a partida.

A própria Marta falou, emocionada, que no transcorrer da partida chegou a vibrar muito por algumas meninas que faziam belas jogadas, como uma boa defesa feita pela goleira do time rival das "Moreninhas", quando o placar já estava muito dilatado.

Inteligente que é, Marta sabe que pratica um esporte coletivo, e que uma andorinha só não faz verão. De nada adiantaria ela continuar sendo a melhor do Mundo por anos a fio - o que é bem provável -, se não houverem mais meninas interessadas em praticar um bom futebol no seu próprio país.
Apesar de sua pouca idade e da sua origem humilde, Marta demonstrou um forte senso de coletividade e fraternidade em seu comportamento. Sabe que é uma estrela, mas não tem pretensão de brilhar sozinha, até porque não conseguiria. Usa, isso sim, dentro da sua simplicidade, o seu brilho próprio para sensibilizar e conscientizar as pessoas.
Foi necessário termos uma mulher como a melhor jogadora do mundo, para que ela fizesse o que os seus colegas homens nunca tiveram a mínima preocupação em fazer: Pensar um pouco além do próprio umbigo e usar o carisma e a projeção midiática com o objetivo de chamar atenção para uma causa maior. No caso, ela luta para que o futebol feminino seja profissionalizado e levado a sério no Brasil, o que garantirá oportunidades para muitas meninas brasileiras.

Fosse ela egoísta e egocêntrica como é a maioria da pessoas de hoje, e talvez nem voltasse a pisar no Brasil, quanto mais preocupar-se com questões estruturais do nosso país.
Isso é ter a visão do todo do qual se faz parte. É saber que é muito mais gratificante ser feliz acompanhado do que só. Parabéns, Marta.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A televisão me deixou burro demais!

A gente acaba de assistir ao JN, repleto de bandalheiras, violência, corrupção e barbaridades. Logo em seguida somos transportados para o novo Mágico de Oz. É brincadeira! Essa nova novela do Manoel Carlos é de matar. Os personagens voam de helicóptero com a maior naturalidade. Pousam o helicóptero e já há um Jaguar esperando, com motorista e tudo. As personagens principais são capas de revistas. Ou seja, é um mundo com o qual todos nós, batalhadores brasileiros, estamos acostumados em nosso dia-a-dia. Acho que esse velhinho ficou gagá de vez.

Por falar em nonsense, por estes dias vi uma reportagem no famigerado JN, em que as pessoas de alto poder aquisitivo reclamavam do dinheiro que são obrigadas a gastar com o estacionamento dos “seus veículos”. Um empresário contabilizava, chateado e meditabundo, que chega a desembolsar R$ 350,00 por mês para estacionar “os carros” da família! Foi uma notícia tão triste e chocante, que eu mesmo nem consegui dormir à noite. Acho que o governo deveria instituir o Vale-Estacionamento, para auxiliar os proprietários de mais de um veículo que porventura não tenham condições de arcar com tais despesas!

Faça-me o favor! Deve estar faltando pauta para o pessoal do JN. Não é possível! Com tantas mazelas e miséria em nosso país, os caras tem tempo de se preocupar com os gastos dos bem-nascidos com seus possantes. Vão todos se catar!

Este Brasil parece estar de ponta-cabeça mesmo. Basta ligar a TV para ser bombardeado por notícias inacreditáveis. Pedofilia, corrupção, assassinatos, tráfico de drogas, desvio de dinheiro público... Talvez fosse melhor ficarmos sem nenhum acesso à informação. Mas como? A informação instantânea nos persegue em qualquer lugar em que estejamos.

Sei que muitos vão dizer que existe o controle-remoto, que o telespectador é o senhor das suas escolhas. Seria verdade, se os canais, mesmo os da TV à cabo, não fossem, todos eles, muito parecidos em suas programações.
Realmente, está faltando vida inteligente na TV brasileira, com honrosas exceções, cada vez mais esparsas.
Pobre do nosso povo. Com tão poucas possibilidades de acesso às informações úteis e necessárias, e cada vez mais emburrecido pela onipresente televisão.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Decálogo do cartão vermelho

Recebi essa deliciosa incumbência da inspirada blogueira Miss Universo Próprio . A idéia é dar cartão vermelho para dez coisas que nos enchem o saco. Podem ser pessoas, coisas, acontecimentos, comportamentos, etc. Ou seja, um prato cheio para desopilar o fígado e exorcizar um monte de tranqueiras que infernizam o nosso cotidiano. Ao final, indico mais cinco blogueiros que admiro, a quem repasso essa nobre tarefa. Aí vão os meus dez cartões vermelhos:

1) Motoristas idiotas (A maioria, infelizmente): Se acham donos das ruas e não respeitam pedestres, motoqueiros, ciclistas, nem os outros motoristas. Buzinam a qualquer pretexto, principalmente quando faz apenas um segundo que o semáforo ficou verde, não concedendo sequer o tempo de reação ao estímulo visual para o incauto motorista da frente. É muito stress e muita imbecilidade juntos!

2) Xuxa: Não é atriz, não é cantora, não é apresentadora. Mesmo assim, está há mais de vinte anos detonando a cabeça das pobres crianças brasileiras com as suas imbecilidades. Inúmeros desserviços prestados à infância brasileira.

3) Rede Globo: Está sempre ao lado dos governantes, sejam eles quem forem, há mais de quarenta anos. Contribuiu muito, nessas quatro décadas, para a alienação e imbecilização do povo brasileiro.

4) Eleitores brasileiros: Não tem qualquer discernimento na hora de escolher seus representantes e depois ficam reclamando que os políticos são todos safados. Como se os políticos não fossem o espelho da sociedade que os elegeu!

5) Paulo Coelho: Meu Deus!?!? O que as pessoas vêem nesse sujeito? Quem souber, por favor, me explique.

6) Daslu (E estabelecimentos congêneres): Templos do luxo e da ostentação num país de miseráveis. E ainda por cima, à custa de sonegação de impostos.

7) Funk, axé, pagode, breganejo, forró industrial e pop emo: Pega tudo isso, junta tudo e joga na lata do lixo! Faça-me o favor, isso não é música (?) que um ser pensante mereça ouvir.

8) Desrespeito, preconceito e discriminação: Sejam por quais motivos forem!

9) Para todos os idiotas que se arvoram a fazer a infeliz pergunta: Sabe com quem está falando?

10) Para todas as pessoas idiotas que, por algum motivo, em algum momento, em alguma situação, venham a se considerar melhores que as outras.
Ainda daria para dar cartão vermelho a muitas outras pessoas e coisas, mas vamos nos ater ao decálogo, por enquanto...
Repasso o bastão aos seguintes colegas, blogueiros de responsa. Desses, só vem coisas boas!
Abraços a todos!
Única & Exclusiva

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Robozinho valente irá monitorar o cocô do Rio Tietê

Foi iniciada nesta terça-feira, 01/09/09, com pompa, circunstância, transmissões e relatos ao vivo, uma jornada no mínimo insólita. A Globo está patrocinando a viagem de um flutuador, que mais parece um robozinho ou um satélite, o qual terá a ingrata missão de percorrer 500 Km do Rio Tietê, coletando informações, dados e imagens sobre a vida (?) e a quantidade de oxigênio de suas águas imundas, espessas e pardacentas.

São públicos e notórios os altíssimos níveis de poluição do Rio Tietê, pelo menos na parte que corta a grande São Paulo, causados principalmente pelos esgotos e dejetos industriais lançados sem o menor cuidado nas suas águas. Parafraseando jornadas famosas, concluímos que essa tresloucada expedição será uma autêntica viagem ao fundo da merda.

Nos primeiros dias, o robozinho irá navegar por águas mais limpas, próximas da nascente do Tietê. O bicho vai pegar na medida em que ele for se aproximando da capital. Nem sei se alguns trechos ainda são navegáveis, dada a densidade de suas águas marrons. Talvez o aparato venha a encalhar em alguns pontos das águas embosteadas do rio.

O que me espanta é o ar de desbravadores do rio que os apresentadores dos telejornais da emissora têm adotado. O entusiasmo e a alegria com que noticiam os avanços do projeto, que, ao menos em tese terá duração de um mês. Isso, se o sofisticado equipamento não vier a se desintegrar nas ácidas águas em que irá navegar.

Outro ponto em que os globais dão muita ênfase é o envio de imagens a serem coletadas durante a empreitada. Não consigo deixar de imaginar as belas imagens a serem fotografadas, e transmitidas em tempo real, no período crítico, quando o flutuador estiver navegando quilômetros e quilômetros literalmente na merda.

Quanto à vida nesse trecho do rio, só vejo a possibilidade de encontrarem uma única espécie, cuja resistência é descomunal, são os famosos peixes de origem nipônica, os toroços. Esses deverão ser muito fotografados pelo heróico robozinho.

É importante lembrar, que a engenhoca será sempre pajeada por um atleta do remo, a quem eu sinceramente desejo toda a sorte do mundo, tendo em vista os caminhos pútridos nos quais irá se aventurar.

No final das contas, ao fim da penosa viagem, teremos um amplo painel dos níveis de merda existentes no Rio Tietê. Nunca nenhuma iniciativa foi tão desbravadora e corajosa. Durante anos a fio esperamos uma medida como essa, que pudesse comprovar cientificamente aquilo que os olhos e narizes dos paulistanos já conhecem de longe.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...